Instalar o ambiente de desenvolvimento Python

Padrão
Gostou? Compartilhe...

Vejo que alguns novos aventureiros nesse maravilhoso mundo de desenvolvimento em Python deparam-se com algumas dificuldades em instalar um ambiente estável com suas bibliotecas.

Um meio muito simples de realizar essa tarefa é instalar o setuptools, que nada mais do que um instalador via linha de comando semelhante ao do linux, porém ainda mais fácil. Antes de instalar o setup tools é necessário que instale o Python e posteriormente instale o setuptools.

Após a instalação, é necessário que adicione os dois programas ao PATH do seu sistema operacional, sendo que aqui utilizarei o Windows como exemplo, então vá em:

Meu Computador
– -> Propriedades
– – – -> Avançado
– – – – – -> Variáveis de Ambiente

Depois encontre a variável PATH na lista de variáveis de sistema, caso não a encontre, basta cria-lá com esse nome. Com ela em vista, selecione-a e clique em editar, e no campo valor da variável adicone os seguintes valores separados por ‘;’.

C:\Python25\Lib\site-packages\setuptools;C:\Python25\Scripts;

O valor acima você terá que muda-lo caso tenha instalado o Python em outro caminho ou sua versão seja diferente da 2.5. Após isso basta abrir o prompt de comando e dar o seguinte comando: ‘easy_install’ + pacote a ser instalado.

Exemplo:
easy_install django

Ai vai das suas necessidades, quanto aos pacotes a serem instalados! Muito simples não!?? 

Um comentário sobre “Instalar o ambiente de desenvolvimento Python

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *